Meta de Leitura 2016

Olá pessoas!

Uma das coisas que me deixou um pouco chateada sobre 2015 é que não li tantos livros como gostaria. Falei sobre alguns deles por aqui, como O SétimoDragões de Éter e A Sombra de Innsmouth. Outros eu fiquei devendo, como os dois primeiros volumes d’O Protetorado da Sombrinha (“Alma?” e “Metamorfose?”) e os dois primeiros volumes das Crônicas do Matador do Rei (“O Nome do Vento” e “O Temor do Sábio”).

Durante 2015 eu utilizei o Book Jar para otimizar minhas leituras. Apesar de ter funcionado bem, o fato é que eu dei umas boas trapaceadas nele. Exemplos: quando ao invés de sortear um livro novo, pegar direto a continuação. Ou alguns livros que, por algum motivo aleatório não consegui seguir adiante, simplesmente ignorei e sorteei um novo. Isso aconteceu com “Fundação e Império”e “O Messias de Duna”. Por mais que eu adore ambas as histórias, algo fez com que minha leitura não engrenasse naquele momento. Acho que 2015 não foi um ano de ficção científica para mim.

bookjar
Book Jar fazendo companhia para o minion (ou seria o contrário?)

Esse ano resolvi fazer um pouquinho diferente. Estava lá eu procurando um calendário para colocar na minha escrivaninha aqui em casa e encontrei o calendário feito pelo Vitor Martins (você pode baixar ele aqui). E o que ele tem de tão legal? Bom, além das ilustrações lindas, o calendário é um desafio literário! Wheeeeee \o/ Com uma sugestão de tema para leitura por mês. Aí pensei eu: mas olha que oportunidade linda de planejar minhas leituras para o ano?

calendario
Está meio tortinho, mas ficou uma graça 😉

Os desafios são:

Janeirocomece uma trilogia ou série.

Fevereiroleia um livro que virou filme.

Março: leia um livro escrito por uma mulher.

Abril: leia um livro nacional.

Maio: leia um livro infantil.

Junho: leia um romance.

Julho: leia um livro com mais de 500 páginas.

Agosto: leia um clássico.

Setembro: leia um livro de ficção científica.

Outubro: leia um livro de terror ou suspense.

Novembro: leia um livro de um autor que você nunca leu.

Dezembro: leia um livro que você ganhou de presente.

pilhalivros.png
A famigerada pilha de leituras do ano.

Legal né? Com isso eu montei uma meta de livros para 2016 (às vezes até com mais de uma opção de livro, conforme a proposta do desafio, e adicionando uns extra que eu ainda quero ler). E o melhor: tudo com o que tenho em casa (ou seja, desde aquela famigerada compra de Natal em 2014 que não compro mais livros. Wheeee \o/). Para não me perder de vez (porque preciso de trocentos métodos simultâneos de organização, senão a coisa não anda) marquei os bichinhos na minha meta de leitura no Skoob. Quem quiser me adicionar lá é só procurar por Ju Galak .

 E vocês, já decidiram o que ler esse ano?

Anúncios