TBR Book Jar ou “como tomar vergonha na cara e otimizar suas leituras”

Buenas, pessoas! Respondendo à pergunta “se existe vida após a entrega da tese”, cá estou, retomando as atividades no Vergonha. (vida após a entrega da tese é uma coisa, agora se existe vida após a defesa é outra história…). Nesse intervalo de tempo terminando de escrever, tive que abrir mãos das leituras de lazer em prol das leituras relativas ao trabalho devido à disponibilidade de tempo. O que agora, revelou-se como um ligeiro probleminha….

COMO lidar com isso?
COMO lidar com isso?

Ééééé…essa compulsão por comprar livros e deixar naquelas de “vou ler quando tiver tempo” pode acabar perdendo o controle (agora imagina para a Ale Galak, que lê até cinco livros simultaneamente e tem uma lista de espera infinita. Bom, agora temos o tempo, mas por onde começar? Foi aí que eu descobri essa ferramenta bacana do TBR Book Jar (To Be Read), lendo no E aí, Beleza. Basicamente a ideia consiste em escrever o nome dos livros que tu tens na estante (aqueles bonitões, da lista de espera infinita) em papeizinhos e colocar em um pote ou jarro de vidro (o tal Jar do nome). Aí, é só ir sorteando os nomes e ler! “Mas Ju, e se eu não gostei do livro que eu sorteei?” Mas se tu não gostou, por que está na tua prateleira? Hehe, brincadeira. Bom, vai do gosto de cada um, mas o bacana da brincadeira é o livro ser surpresa. Entretanto, tem hora que tu está com vontade de uma leitura mais leve e vem algo mais denso. Ou o contrário. Nesse caso é interessante usar papéis de cores diferentes para gêneros literários diferentes, por exemplo. Dá um pouco mais de controle na escolha do sorteio. “Mas Ju, e se eu tirei o segundo livro da série?” É só pegar no lugar dele o primeiro livro, não tem galho 😉 Eu particularmente gostei muito do método porque sou deveras desorganizada. Adoro listas e coisas que me obriguem a tomar jeito na vida, como a Pomodoro Technique. E tem várias inspirações lindas no pinterest para fazer um TBR Book Jar para chamar de seu. TBR Jar1 TBR Jar2 TBR Jar3TBR Jar O meu não ficou lá essa coca-cola toda, porque não sou o ser mais hábil em artes manuais, mas ficou bem funcional. Tenho certeza que se a Ale Galak fizer um, vai ter desde glitter e neon, até os fogos de artifício do Gandalf. Aguardaremos.

Roxo para fantasia, verde para ficção científica, rosa para steampunk /terror e um continente à sua escolha, laranja para o Bernard Cornwell (porque ele merece).
Roxo para fantasia, verde limão para ficção científica, rosa para steampunk /terror e um continente à sua escolha, laranja para o Bernard Cornwell (porque ele merece).

E para não dizer que sou uma fanfarrona aqui está o resultado do meu primeiro sorteio:

Tcharã!
Tcharã!

Como não li o livro anterior ao Segunda Fundação (que é o terceiro livro da trilogia da Fundação), minha próxima leitura será o segundo livro, Fundação e Império. Espero que tenham gostado! Até o próximo post!

3 comentários sobre “TBR Book Jar ou “como tomar vergonha na cara e otimizar suas leituras”

  1. Bha JuGalak, tu me botou na obriga. Vou fazer o meu jarro e postarei para ver se condiz com tuas expectativas!!! 😄😄😄😄

Deixe um comentário

