BEDA #29 – Cinco Coisas de Porto Alegre que estava com saudades

Olá pessoas, tudo bem?

Após cinco anos de aventuras ribeirãopretanas,  estou de volta à província. E se tem coisas de Ribeirão Preto que sinto falta, tem coisas de Porto Alegre que eu estava louca para matar as saudades. Só cinco?? (sim, senão o texto não acaba nunca)

O clima

Ribeirão Preto é quente e seco a maior parte do tempo (talvez mais quente e mais seco de vez em quando). Porto Alegre é uma multipolaridade de climas, muitas vezes no mesmo dia. Não lembrava mais o que era umidade (nem paredes mofadas, nem cuidar a previsão do tempo para lavar roupas). Gosto da chuva daqui. E dos dias frios. E dos dias ensolarados e frios. Ah, esses moram no meu coração. Obviamente, com os dias frios, meu consumo de chá aumentou ainda mais (se é que isso é possível) .

 

As gordices

Claro que falar em frio sem falar em comida é uma coisa muito injusta. Não vou nem citar aquelas reuniões familiares malignas no final de semana chamadas churrasco. Vou me ater a algumas gordices preferidas da hora do café da manhã (ou da tarde): nata, mumu  doce de leite e doce tipo schimier (chimia). Sério, revirei os supermercados em Ribeirão e não achei nata em lugar nenhum 😦 . E nada contra o doce de leite mineiro, mas é difícil se acostumar quando tu cresceu comendo doce de leite com outra cara. E sim, acho chimia  mais gostosa que geléia, hehehe. Uma cuca recheada com chimia então…

gordices.png
O supra sumo da gordice para passar no pão.

Outra coisa que eu estava morrendo de saudades era o Xis. Estava com uma genuína saudades dos lanches recheados e prensados tão característicos daqui. Aliás, não sei o motivo de não achar “xises” prensados em Ribeirão Preto (e, quiçá, no estado de São Paulo). Se alguém souber por favor me conta.  🙂

Bom, chegando aqui comecei minha peregrinação para matar as saudades de todos (e felizmente onde eu moro tem muitas lanchonetes no entorno). Fica uma fotinho de um exemplar do famigerado xis do Cavanhas para vosso deleite.

cavanhas.png
Ah Cavanhas, seu lindo (devia ter tirado foto da maionese também)

A Redenção (ou o Parque Farroupilha)

Como aproveitar Porto Alegre sem tomar um chimas na Redenção? (e vocês acharam que eu ia esquecer de citar o chimarrão?). Uma das melhores programações para aproveitar o final de semana, encontrar os amigos, olhar coisas no brique, comer algodão doce/churros/ um continente à sua escolha ou simplesmente dar uma volta e espairecer admirando a beleza do parque (que ficará mais bonito ainda com a chegada da primavera), o combo redença+mate é ainda uma das melhores coisas do final de semana. E agora tem um bônus: pokestops espalhadas por toda a parte! Se quiser curtir um lure  é só ir até o Recanto Oriental.

2016-08-14 16.10.07
Saudades que eu tava de ti, Redença.

O Centro Histórico

Andar pelo Centro Histórico também é uma das coisas que eu mais gosto de fazer. E fica difícil assim dizer qual parte que eu gosto mais, se é o MARGS, se é o Santander, se é a Casa de Cultura Mario Quintana, se é a Praça da Matriz, se é o Mercado Público. Só sei que numa tarde tu consegues andar por tudo e matar as saudades (claro que as exposições demandam mais tempo). Contando os dias para a 62˚ Feira do Livro, para passear na Praça da Alfândega belamente decorada por flores e cheiro de livro novo (huahauhauhuah). Com direito a uma passada no Mac da Rua da Praia, para encher a pança e manter a tradição.

O Convívio Familiar

Se por um lado sinto saudades dos meus amigos de Ribeirão, por outro voltei a conviver com a minha família! Não perco mais aniversários e churrascos (nham), estou por perto sempre. Mesmo quem não mora na mesma cidade, está no máximo há 2 horas de viagem (uma senhora diferença, não é mesmo?). O que me permite principalmente voltar a acompanhar o crescimento dos sobrinhos (que crescem como abóboras, diga-se de passagem), ir a eventos de anime com eles, tomar a matéria de ciências  (seja pessoalmente ou via skype) e ter momentos no final de semana como o registrado abaixo.

3
“Prepare-se para encrenca. E role a iniciativa.”

Ah, as coisas simples e bacanas da vida. Até amanhã!

13879406_1255831474428653_9070407378118947080_n

3 comentários sobre “BEDA #29 – Cinco Coisas de Porto Alegre que estava com saudades

  1. Sempre quis conhecer Porto Alegre.
    Engraçado que o meus melhores amigos são dai ahuihauhauihaihauah
    quem sabe um dia eu consigo realizar esse sonho ❤

  2. @Clayci
    Tá esperando o que para vir para cá? Aheuaheuhe Tem feira do livro na primeira quinzena de novembro. 😛

Deixe um comentário

