Sobre sumiço, congresso e medo de falar em público

Buenas gente,

nesses últimos dias eu não assisti os fillers novos do Naruto, nem o episódio novo do Doctor Who, nem deu tempo de ler nada, nem de escrever nada por aqui.

O motivo foi participação em congresso. Bom, quem já participou de congresso sabe a correria que é e como te absorve. São alguns dias consumidos integralmente em preparar e mandar imprimir pôster, receber os amigos em casa (isso quando não tem que viajar para o local do evento, não é mesmo?), assistir as palestras, apresentar trabalho na sessão de pôster, conversar sobre o trabalho com outras pessoas, reencontrar os amigos, conhecer novos e aproveitar ao máximo tudo que foi aprendido nesses poucos dias. Participar de um congresso é sempre uma experiência muito bacana e proveitosa. Recomendo a todos que participem desse tipo de evento em suas áreas de interesse.

Agora soma isso a estar na organização. Correria intensa, hehe. Mas a turma trabalhando na organização foi muito show de bola e eficiente (no fim ajudei muito pouco). Agora soma isso a fazer uma apresentação oral em simpósio.

tumblr_mi15tagw8s1s1aedxo1_250

Agora sim o bicho pegou. Falar em público está no top 5 de medos cabulosos na minha vida (junto com torniquetes, ventiladores de teto, elevadores e aranhas). Falar dos resultados da tese para um monte de gente então… (não basta defender, tem que falar de novo). E ao lado de vários pesquisadores experientes e que tu admira (sem falar naqueles que estão assistindo). Aí bate o pânico. Medo de falar besteira. Começa a achar que o trabalho está todo errado. Vontade de se enfiar num buraco.

Aí tu vai e apresenta. E o resultado foi bem mais positivo do que eu esperava. Enfim, sobrevivi. A programação voltou ao normal e vou aparecer escrevinhando por aqui novamente 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s