Por que faz isso, Rowling?

Ontem eu estava navegando nessas internê da vida e me deparo com as seguintes manchetes:

JK Rowling diz que Hermione deveria ter ficado com Harry Potter

JK Rowling admits that Hermione should have married Harry Potter

J.K. Rowling afirma que Hermione e Harry Potter deveriam ter ficado …

J.K. Rowling questions Ron and Hermione’s relationship – Hypable

Bom, vocês entenderam…e assim vai.

Daí pensei: “Acordei em um Universo paralelo?”

Pelo jeito não. Segue trecho da notícia:

“Em um entrevista à revista Wonderland, a autora da saga de livros Harry Potter, declarou que o desfecho deveria ter sido diferente. Ela afirmou que Harry e Hermione deveriam ter ficado juntos no fim da história, o que não ocorreu, já que Hermione se casou e teve filhos com Rony.

Ela declarou: “Eu escrevi a relação Hermione/Ron como uma forma de realização de desejo. Isso é como ela foi concebida, realmente. Por razões que têm muito pouco a ver com a literatura e muito mais a ver com a maneira que eu vi a trama inicialmente”, explicou.

A autora ainda afirmou que fez a escolha por razões pessoais. “Eu peço desculpas, posso ouvir a ira e fúria que essa declaração pode causar em alguns fãs, mas estou sendo absolutamente honesta, a distância me deu uma perspectiva maior sobre isso, foi uma escolha que fiz por motivos pessoais, não por credibilidade. Estou partindo o coração das pessoas ao dizer isso? Espero que não”, finalizou.

(extraído do http://www.manicomioseries.com.br/2014/02/jk-rowling-declara-harry-e-hermione-deveriam-acabar-juntos-fim-de-hp.html)

 Imagem

Tudo bem, entendo que como autora ela deve ter imaginado uma série de possibilidades de destinos para todos os personagens. À medida que o tempo passa tudo que se quer é fazer melhorias na sua obra. Sempre tem coisas a serem melhoradas. Detalhes a serem modificados. Mas Harry e Hermione? Bom, minha opinião como leitora: desde que os personagens surgiram na série, ela apresentou o relacionamento de Hermione e Harry como uma boa amizade e o de Hermione com Rony como um interesse romântico (refletido pela série de atritos entre as personalidades dos dois). Harry, o bruxo “escolhido” e Hermione, a bruxa mais inteligente já conhecida, formariam um casal muito perfeitinho, muito previsível. Acho que ficaria deveras forçado (apesar da quantidade papocante de fanfics a respeito)

Toda a graça da história está no amor de Hermione e Rony. Hermione é uma bruxa inteligentíssima e responsável demais, que precisava de uma leveza como a da personalidade de Rony. Ela o ama mesmo ele sendo o “pateta” que é. Rony sabe que não é exatamente brilhante. Isso fica bem claro no livro 6 e o clubinho do Slughorn. Mas mesmo com todos os desencontros o amor deles se mantém.

JK Rowling se justifica falando que o casal Rony∕Hermione surgiu da realização de um desejo, por razões que tem muito pouco a ver com literatura. Pera, mas tu escreves um livro para o público, crítica, etc… ou para ti? E a espontaneidade do roteiro, cadê? Nem sempre um livro precisa ser brilhante ou perfeito para ser bom, e a série Harry Potter é um exemplo disso.

Imagem

Acho que a Rowling, fazendo suas escolhas por motivos pessoais e não por credibilidade, acabou acertando. Espero que ela não se deixe levar pelas expectativas do mercado e que suas histórias permaneçam autênticas (ou que use essa declaração apenas como uma forma de chamar atenção porque…gotcha! Deu certo :P).

Mas essa é a minha opinião…e vocês, o que acham?

Deixe um comentário

